NOTÍCIAS

UniFAI retoma atividades acadêmicas on-line, mas mantém suspensas aulas presenciais

Atividades virtuais são realizadas por meio da plataforma G Suite, da Google

por Daniel Torres de Albuquerque




image

UniFAI retoma atividades acadêmicas on-line, mas mantém suspensas aulas presenciais; Atividades virtuais são realizadas por meio da plataforma G Suite, da Google
Foto de Divulgação

O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) retoma nesta segunda-feira, 4, as atividades pedagógicas on-line, após o período de férias antecipadas dos alunos e docentes. Essas atividades virtuais são realizadas por meio da plataforma G Suite, da Google.

"A formação dos futuros profissionais não pode parar ou ser prejudicada nesse momento de isolamento social. As aulas utilizando os recursos tecnológicos são de suma importância para continuarmos a desenvolver os conteúdos pedagógicos, não interrompendo, dessa maneira, a formação de nossos alunos", destacou o pró-reitor de Ensino, Prof. Dr. Delcio Cardim.

A Reitoria da UniFAI decidiu antecipar o recesso de julho para abril a fim de efetuar a capacitação dos docentes ao uso das tecnologias no ensino (capacitação efetuada também de maneira remota). "Esta antecipação do recesso foi necessária para que nos organizássemos melhor e definíssemos uma estratégia eficaz. No entanto, nós não paramos: passamos todas essas semanas do recesso estudando e nos preparando para que pudéssemos, embora de modo remoto, proporcionar a continuidade das aulas com qualidade, com o uso das eficientes ferramentas que nos são disponíveis", pontuou a coordenadora pedagógica da Instituição, Prof.ª Ma. Simone Leite Andrade.

Apesar do retorno das atividades on-line, as aulas presenciais permanecem suspensas em razão das ações de distanciamento social para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

"Pedimos aos alunos que mantenham a calma que o momento exige e ressaltamos que, assim que for possível, reorganizaremos nosso calendário escolar e, assim que nos for permitido, retomaremos as aulas presenciais, as atividades práticas – tão importantes para a formação profissional – e também os estágios supervisionados que, por ora, permanecem suspensos por determinação dos Conselhos Nacional e Estadual de Educação", orientou Simone.

Para o reitor da UniFAI, Prof. Dr Paulo Sergio da Silva, a suspensão de aulas em razão da Covid-19 foi algo não desejável e imprevisto, mas possibilitou o desenvolvimento de ações acadêmicas no ambiente virtual. "Sendo assim, retornamos fortalecidos na certeza de poder fornecer o melhor ensino teórico aos nossos alunos até que possamos cumprir com as atividades práticas e estágios. Sempre pensando na qualidade de ensino, a UniFAI não mede esforços para atingir os melhores resultados junto à comunidade acadêmica", disse o reitor.

A Reitoria da UniFAI suspendeu as aulas presenciais da Instituição no dia 17 de março, atendendo às recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo. Desde então, os alunos contam com conteúdos disciplinares e atividades virtuais.

Já as atividades administrativas presenciais estão suspensas nos câmpus, núcleos e clínicas desde o dia 23 de março. Os servidores que podem, realizam suas tarefas à distância, em regime de home office.

O momento agora é de cuidar da vida. "O importante é que tenhamos resiliência para conduzir este retorno da melhor forma possível. É um momento delicado e difícil para todos. Embora estejamos preocupados com todos os prejuízos que o distanciamento social pode causar ao processo de ensino-aprendizagem, isso não vale uma vida – não podemos colocá-las em risco", completou Simone Leite.

Voltar ao TOPO