NOTÍCIAS

Programa “UniFAI & Escolas” realiza II Workshop de Robótica nesta segunda, 17

Mais de 200 professores de Educação Básica das redes pública e privada de ensino da região são esperados no evento on-line

por Daniel Torres de Albuquerque




image

Mais de 200 professores de Educação Básica das redes pública e privada de ensino da região são esperados no evento on-line
Foto de Agência UniFAI

O Centro Universitário de Adamantina realiza na tarde desta segunda-feira, 17, via plataforma Google Meet, o II Workshop de Robótica, que integra o programa "UniFAI & Escolas - Motivando e Educando". A exemplo da 1ª edição, o conteúdo desse workshop também será ministrado pelo Grupo de Extensão Principia.

O tema desta edição é “Experimentando com a OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica: simulação e robôs reais” e o evento será realizado das 14h às 18 horas.

O "Principia - Robôs na Escola" é um projeto de alunos e docentes do Instituto de Ciências Matemáticas de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), com significativo impacto social nas escolas em que atua, contribuindo na construção da visão das crianças sobre a ciência por meio da robótica. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo do Valle Simões e conta com a participação de Breno Cunha Queiroz, Eduardo Vieira do Nascimento, Francisco de Freitas Pedrosa, Guilherme Augusto Bileki, Ravila Vilela Pieri, Ricardo Alves de Araújo, Tiago Esperança Triques e Vinícius Fernández Baca dos Santos.

Mais de 200 professores de Educação Básica das redes pública e privada de ensino são esperados no evento on-line.

O workshop

Esse workshop apresenta os equipamentos robóticos e suas ferramentas de software para a programação lúdica de algoritmos de controle de movimentação dos robôs. O objetivo do evento é apresentar as possibilidades de utilização desses robôs em sala de aula como ferramenta de ensino para motivar e capturar a curiosidade dos alunos para que possam manipular e se familiarizar com tecnologias robóticas de ponta, trazendo-as para a realidade dos alunos.

Durante o workshop será demonstrada a construção de robôs de baixo custo utilizando o microcontrolador Arduino com materiais reutilizados que podem ser encontrados na própria escola. O evento estará voltado para capacitar os professores do Ensino Fundamental para desenvolverem metodologias de utilização da robótica com alunos entre o 6º e o 9º anos.

UniFAI & Escolas

O programa, formulado em conjunto pelas pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e de Ensino, juntamente com as divisões Administrativa, de Comunicação e Financeira da UniFAI e que conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Adamantina, pretende firmar parceria com as diversas diretorias de ensino regionais do estado de São Paulo.

A ideia é desenvolver uma série de ações lúdicas, jogos eletrônicos, gamificação, quiz e plataforma Arduino, entre outras, que visem motivar estudantes da educação básica (pública e privada) a prosseguirem com os estudos e, inclusive, ingressarem no Ensino Superior.

Trata-se de um programa institucional de cunho educacional que busca trazer uma nova estratégia de abordagem do estudante, motivando-o com ações psicopedagógicas com vistas à continuidade dos estudos, bem como apoiar as atividades culturais e de esporte educacional realizadas nas escolas, além de dar suporte intelectual em temas ligados aos principais eixos didáticos do Ensino Médio (códigos de linguagem, ciências humanas e ciências da natureza).

O programa “UniFAI & Escolas - Motivando e Educando” envolve uma parceria educacional de benefício mútuo e integrado, entre a UniFAI e as unidades escolares via diretorias de ensino, com plataforma de acesso e divulgação das ações das escolas do Ensino Médio.

O programa pretende trabalhar nas linhas gerais da educação e desenvolver projetos de robótica, de agricultura resiliente, hortas orgânicas nas escolas, projetos de saúde, entre outros, com apoio psicopedagógico do corpo docente da instituição e oferecendo a estrutura dos 32 cursos de graduação.

O programa “Unifai & Escolas - Motivando e Educando” já firmou parceria com as DERs de Adamantina, Andradina, Araçatuba, Assis, Birigui, Jales, Marília, Mirante do Paranapanema, Ourinhos, Penápolis, Presidente Prudente, Santo Anastácio e Tupã e, futuramente, pretende alcançar unidades escolares de estados vizinhos, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Voltar ao TOPO