NOTÍCIAS

Docente da UniFAI defende tese de doutorado em Direito

Alceu Teixeira Rocha apresentou um trabalho com o tema: "A Desoneração Financeira Previdenciária pelo Incentivo à Realização do Contrato de Trabalho da Pessoa com Deficiência"

por Daniel Torres de Albuquerque




image

O Prof. Me. Alceu Teixeira Rocha, docente do curso de Administração, defendeu tese de doutorado com o tema "A Desoneração Financeira Previdenciária pelo Incentivo à Realização do Contrato de Trabalho da Pessoa com Deficiência"
Foto de Arquivo - Rádio Life FM

A busca pela qualificação acadêmica se faz necessária para o desenvolvimento das atividades relacionadas com áreas afins aos interesses da titulação, tendo em vista a estrutura pedagógica do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) com docentes titulados como mestres e doutores.

Tendo como objetivo principal a busca pelo conhecimento, também projetando oferecer para a comunidade em geral uma proposta de acordo com as necessidades do ser humano para uma integralização com a sociedade, o professor Alceu Teixeira Rocha, docente do curso de Administração da UniFAI, defendeu tese de doutorado no mês de maio na Universidade de Marília (Unimar).

Alceu apresentou um trabalho com o tema: "A Desoneração Financeira Previdenciária pelo Incentivo à Realização do Contrato de Trabalho da Pessoa com Deficiência", sob orientação acadêmica da Prof.ª Dra. Mariana Ribeiro Santiago e tendo como co-orientador, o Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias.

A tese foi submetida para aprovação como requisito para obtenção do título de doutor em Direito no Programa de Doutorado em Direito da Unimar e tendo como área de concentração Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudanças.

Apresentação e aprovação


Na Banca Examidora constituída para a defesa do professor Alceu Rocha, além da Prof.ª Dra. Mariana Santiago (orientadora) e do Prof. Dr. Jefferson Dias (co-orientador), os docentes Prof. Dr. Jonathan Barros Vita; Prof. Dr. Elias Marques de Medeiros Neto; Prof.ª Dra. Maria Garcia e Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Fausto Figueiredo dos Santos.

A tese apresentada e aprovada pela banca destacou diversas questões relacionadas com pessoas com deficiência: modelos e classificação e direcionando para uma relação entre o Estado e a empresa por meio de políticas de inclusão social da pessoa com deficiência.

Também, Alceu Rocha demonstrou neste trabalho uma retrospectiva histórica desde 1988 por meio da desoneração financeira previdenciária e o papel do Estado como facilitador de justiça social.

Portanto, tal pesquisa está em conexão com as exigências mediadas pelo debate sobre pessoas com deficiência para que a reflexão crítica seja permanente nesta área, ainda, registrando as conexões existentes entre empresa, Estado e políticas de inclusão.

Voltar ao TOPO