NOTÍCIAS

Os novos paradigmas da contabilidade em tempo de Ciências Contábeis

“No momento atual, faça a contabilidade da sua vida. O interior são as receitas. O exterior as despesas. Caso o resultado for as receitas maiores que as despesas, parabéns! Caso contrário, aproveite o isolamento social para fazer uma reflexão sobre essas despesas maiores que as receitas” (Damião Maximino)

por Daniel Torres de Albuquerque




image

Os novos paradigmas da contabilidade em tempo de Ciências Contábeis
Foto de Arquivo - Sérgio Barbosa

O cenário econômico atual em tempo de pós-globalização das organizações, ainda em tempo de pandemia em nível glocal, ou seja, do global para o local, exige tomadas de decisão de acordo com os desafios deste tempo novo tempo que se chama hoje.

Portanto, faz-se necessário destacar a importância da contabilidade neste contexto plural para o mercado em todas as áreas afins as propostas mediadas pelas denominadas Ciências Contábeis.

Neste caso em especial, trata-se de uma graduação em nível superior, portanto, tal formação acadêmica busca oferecer ao diplomado diversas possibilidades para atuar nesta área, bem como, buscar atender a demanda por meio de assessorias e consultorias no mercado, bem como, além de outras atividades relacionadas com a contabilidade.

Os resultados para qualquer organização são de extrema importância para a sobrevivência empresarial, assim, a contabilidade faz a diferença em todos os setores da empresa.

Também, desenvolve operações efetivadas em nível organizacional por meio da coordenação empresarial em busca dos objetivos e situação, portanto, apresentando e justificando os resultados por meio das ciências contábeis.

A pós-globalização continua demonstrando que todos os processos organizacionais estão em constante mutação mercadológica, assim, a concorrência e competitividade do mercado continua e deve continuar determinando as ações visando à expansão e consolidação desta ou daquela organização.

Os novos desafios estão atrelados às ações estratégicas, haja vista as novas diretrizes que estão sendo implantadas em função das plataformas digitais, portanto, os aspectos relacionados com a contabilidade estão conectados com este momento de transformação do cenário mundial.

Os resultados ou metas devem seguir as diretrizes patrocinadas pela proposta econômica em parceria com a situação financeira das organizações, independente das condições, modelos e outros.

Todas as ações estão interligadas pela contabilidade, tendo em vista as estratégias para marcar presença neste mercado que continua em transformação constante para todas as áreas de atuação que envolvem a produção ou prestação de serviços. Por isso, deve-se considerar a importância das Ciências Contábeis para estar em conexão com os novos paradigmas da contabilidade neste mercado glocal, a saber, do global para o local.

Voltar ao TOPO