NOTÍCIAS

Docente da UniFAI comanda programa de entrevistas em rádio

“Jornalismo de verdade deve defender aqueles que não possuem voz, não os calar ainda mais” (Anne with an E)

por Da Redação




image

Para marcar o reinício das atividades do programa “Pauta Aberta”, apresentado pelo jornalista e docente Sérgio Barbosa, o convidado foi o professor da UniFAI e advogado José Eduardo Lima Lourencini
Foto de Rádio Life FM

Neste atual cenário de pandemia, deve-se considerar diversas possibilidades para uma aproximação com a comunidade, tendo em vista os desencontros que ocorreram nos dois últimos anos em todas as áreas do mercado.

Portanto, faz-se necessário estar em conexão com as propostas mediadas pelas denominadas plataformas digitais por meio da internet em tempo de pós-globalização midiática.

Pauta Aberta e proposta diferenciada

Depois de algum tempo “fora do ar” por problemas diversos, está de volta na grade de programação da Rádio Life FM, o programa “Pauta Aberta”, ainda, no mesmo horário de sempre, ou seja, às segundas-feiras, das 20h às 21 horas.

Entretanto, a coordenação editorial das entrevistas está com o jornalista diplomado e professor do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Sérgio Barbosa, assim, espera-se que o debate volte com força total nas noites de segunda, bem como, para estar além do que se espera na área do jornalismo contemporâneo.

Barbosa, também conhecido como “Sebar”, está como professor da UniFAI desde 1999 e ocupou diversos cargos e funções na gestão do Prof. Dr. Gilson João Parisoto entre os anos de 1999 e 2007.

Também atuou como pesquisador-colaborador da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional entre 1998 e 2018, atuando, ainda, como coordenador executivo de oito eventos (congressos, seminários, colóquios e outros) com promoção e execução das então Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), atualmente Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), e iniciativa da Cátedra Unesco/Metodista.

Em 2006, na comemoração dos dez anos da Cátedra no câmpus da Metodista em São Bernardo do Campo, Barbosa foi outorgado com três diplomas de “Honra ao Mérito” pelos relevantes serviços prestados nas atividades acadêmicas desenvolvidas pela Unesco/Metodista.

Barbosa possui mais de 4 mil artigos publicados/postados em jornais, revistas, sites e outras publicações na área editorial, além de experiência profissional na mídia radiofônica, neste caso, como jornalista responsável e diretor da Rádio Cultura FM entre os anos de 1999 e 2007.

Formação acadêmica

Sérgio Barbosa é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela FCS/IMS-UMESP (1983), jornalista diplomado (1986) e mestre em Ciências da Religião/Sociologia da Religião pelo PPG/CR-UMESP (1997). Cursou Publicidade & Propaganda (IMS) e Teologia (FTIMB).

Convidado especial

Para marcar este reinício das atividades do “Pauta Aberta”, no dia 2 de maio, o convidado foi o professor da UniFAI e advogado José Eduardo Lima Lourencini.

José Eduardo possui graduação em Direito pela Instituição na qual é docente (2007), ainda, especialista em Educação Superior Jurídica (2012), mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente (2022), e professor do curso de Direito da UniFAI desde 2015.

Desta forma, deve-se registrar que a proposta que estará no “Pauta Aberta” vem de encontro com a reflexão crítica com que envolvem as temáticas, a saber: Educação, Direito e Mídia.

Voltar ao TOPO