NOTÍCIAS

Professor da UniFAI retoma atividades como pesquisador na Cátedra Unesco

Entre 1999 e 2008 o Prof. Me. Sérgio Barbosa desenvolveu atividades junto ao órgão na condição de coordenador do Departamento de Comunicação da então FAI

por Da Redação




image

Professor da UniFAI retoma atividades como pesquisador na Cátedra Unesco
Foto de Divulgação

A Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional está localizada em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, desde o ano de 1998, portanto, são mais de duas décadas de atividades diversas na área da Comunicação com interfaces afins aos objetivos midiáticos.

Deve-se registrar que as antigas Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), atual Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), consta nos Anais de Pesquisa publicados pela Cátedra até o ano de 2018, ainda, sob a direção do Prof. Dr. José Marques de Melo (in memoriam), como Instituição parceira das atividades com promoção e execução, ainda, sob a chancela institucional da Unesco/Metodista.

Eventos e publicações

Entre os anos de 1999 e 2008, a UniFAI promoveu e executou oito eventos em parceria com a Cátedra Unesco, bem como, publicou em coedição, quatro livros, sendo que uma das publicações que recebeu o título de “Mídia e Saúde” se tornou uma referência no debate envolvendo as respectivas áreas e suas relações mercadológicas.

De acordo com o então diretor titular da Cátedra, Prof. Dr. Marques de Melo, a FAI, hoje UniFAI, depois da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), marca presença institucional na sequência.

Em 2006, a Instituição recebeu “Diplomas de Honra ao Mérito” pelos relevantes serviços prestados nas atividades acadêmicas em parceria com a Cátedra, outorgados nas comemorações dos dez anos da Unesco/Metodista aos docentes Prof. Dr. Gilson João Parisoto (in memoriam), diretor geral, e Prof. Me. Sérgio Barbosa, que nesse período desenvolvia atividades acadêmicas como coordenador do Departamento de Comunicação - De.Com (Jornalismo e Publicidade & Propaganda) e diretor/jornalista responsável pela Rádio Cultura FM.

Neste ano, a então FAI, também, foi reverenciada como Instituição “Emblemática”, tendo em vista a localização, ou seja, no interior do estado de São Paulo, e pela promoção e execução de eventos importantes, entre os quais, o II e III ComSaúde- Conferência de Comunicação e Saúde e Simpósio sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, ainda, todas as atividades foram realizadas no Câmpus II.

Representante da UniFAI

Neste cenário de atividades que envolvem diversas áreas de atuação da Cátedra Unesco/Umesp, agora sob a coordenação do diretor titular, Prof. Dr. Antonio Roberto Chiachiri Filho, faz-se necessária a participação de pesquisadores colaboradores, assim, o professor Sérgio Barbosa está retornando para tais atividades sob a chancela da Cátedra Unesco/Umesp.

Desde o ano passado, por meio da atuação do Prof. Sérgio, foram realizadas diversas reuniões via internet entre o diretor da Cátedra e representantes de instituições de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

Também, participou de uma reunião em abril, o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, e o diretor de Comunicação, Daniel Torres de Albuquerque, com o Prof. Antonio Roberto, tendo como pauta uma possível parceria envolvendo as instituições.

Voltar ao TOPO